quarta-feira, 29 de junho de 2011

O computador na escola


Mesmo com o atual avanço tecnológico - fazendo com que o mercado exija maiores qualificações, ainda existem aquelas pessoas que por falta de acesso não conseguem vaga no mercado de trabalho. É de suma importância a atuação do poder público para que o inclusão digital possa, de fato, ocorrer. Outro aspecto igualmente interessante, seria a inclusão digital de pessoas da comunidade - a escola, que possui um bom número de computadores, poderia ceder este espaço a pessoas engajadas a darem aulas gratuitas - seria uma boa forma de inclusão sem a intervenção do poder público. 
A Escola Municipal de Educação Básica Embaixador Renato de Mendonça possui uma grande quantidade de equipamentos de informática, contudo, ainda não capacita os seus alunos com relação ao manuseio das tecnologias de informação, por falta de profissionais que auxiliem aos mesmos nas pesquisas feitas em internet (com navegador Firefox), atividades como produção de textos usando o writer e atividades de cálculo com o calc.
Apesar dessa deficiência, a escola possui um grupo de discentes bem qualificados que contribuem inteiramente na formação pedagógica das crianças e adultos. 
Para Paulo Freire, as tenologias não devem ser utilizadas de qualquer maneira, por isso, é necessário que haja professores habilitados atuando da melhor forma na inclusão de crianças, jovens e adultos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário