terça-feira, 28 de junho de 2011

Histórico da Escola




A Escola Municipal de Educação Básica Embaixador Renato de Mendonça foi criada em 1993 na gestão do ex-prefeito Carlos Alberto Canuto, mas só foi inaugurada em 2003 na gestão do ex-prefeito Marçal Prado, a princípio só possuía quatro salas de aulas, após uma reforma que aconteceu na gestão do atual prefeito Oziel Barros. Hoje a escola dispõe de dez salas de aulas, uma quadra de esportes, um refeitório, quatro banheiros, um pátio para recreação dos alunos, uma secretaria e um laboratório de informática. O quadro de funcionários é composto por 55 colaboradores (professores, secretários, diretora, vigias, coordenadora, monitor de informática, merendeiras e serviçais), que estão disponíveis para atender 645 alunos durante os três turnos.

Segundo a diretora Maria de Lourdes Correia de Oliveira, graduada em pedagogia, e a coordenadora Simone Patrícia Ferreira de Almeida, a informatização da escola atende ao Projeto Político Pedagógico, a maioria dos professores foi capacitada para utilizar o laboratório de informática complementando o conteúdo programático oferecido para os alunos. Os alunos não têm aulas de informática – apenas utilizam o laboratório para observar imagens relacionadas aos assuntos abordados pelos professores.
Através do PROINFO, a escola conseguiu o laboratório de informática a fim de estabelecer a inclusão digital dos alunos, que ainda não está sendo colocada em prática. O programa que a escola emprega como instrumento de trabalho é o Linux Educacional. A escola possui quatro televisores, dois aparelhos de DVDs, cinco impressoras, um scanner, uma copiadora e dezoito computadores – os quais dezesseis se encontram no laboratório e dois na secretaria, além de um receptor de satélite e uma câmera digital. Nas atividades do laboratório apenas o monitor Marcos Antonio Freire Lima e a coordenadora Simone Patrícia têm acesso aos equipamentos, o trabalho pedagógico com as tecnologias é feito de forma planejada pelos gestores da escola, essas tecnologias dão apoio nas atividades pedagógicas.
Durante a visita à escola, foram realizadas entrevistas com alguns professores para identificar a metodologia utilizada nas atividades no laboratório de informática e o acesso que possuem a essas tecnologias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário