quarta-feira, 29 de junho de 2011

Instrumento de Pesquisa

A escola utiliza o sistema operacional LINUX e o programa PROINFO, que
É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias (portal.mec.gov.br)

Na escola existem TVs, DVDs, Computadores, Câmera Digital, Receptor de Satélite; estão envolvidos no uso desses equipamentos professores, monitores e alunos do 1° ao 5° ano. No laboratório de informática existem 16 computadores, internet, 1 impressora, 1 Scanner e Softwares educacionais - o monitor e a coordenadores organizam o uso dos equipamentos. A maioria dos professores sabe como utilizar os equipamentos de tecnologia.


Os trabalhos pedagógicos realizados com os equipamentos de tecnologia são planejados pelos gestores da escola de forma esporádica, dependendo da necessidade dos professores. Não existe um cronograma e quem organiza as atividades é a coordenação. Os computadores são utilizados pela escola, na maioria dos casos, como apoio nas atividades pedagógicas e apoio no trabalho do professor.






O computador na escola


Mesmo com o atual avanço tecnológico - fazendo com que o mercado exija maiores qualificações, ainda existem aquelas pessoas que por falta de acesso não conseguem vaga no mercado de trabalho. É de suma importância a atuação do poder público para que o inclusão digital possa, de fato, ocorrer. Outro aspecto igualmente interessante, seria a inclusão digital de pessoas da comunidade - a escola, que possui um bom número de computadores, poderia ceder este espaço a pessoas engajadas a darem aulas gratuitas - seria uma boa forma de inclusão sem a intervenção do poder público. 
A Escola Municipal de Educação Básica Embaixador Renato de Mendonça possui uma grande quantidade de equipamentos de informática, contudo, ainda não capacita os seus alunos com relação ao manuseio das tecnologias de informação, por falta de profissionais que auxiliem aos mesmos nas pesquisas feitas em internet (com navegador Firefox), atividades como produção de textos usando o writer e atividades de cálculo com o calc.
Apesar dessa deficiência, a escola possui um grupo de discentes bem qualificados que contribuem inteiramente na formação pedagógica das crianças e adultos. 
Para Paulo Freire, as tenologias não devem ser utilizadas de qualquer maneira, por isso, é necessário que haja professores habilitados atuando da melhor forma na inclusão de crianças, jovens e adultos. 

terça-feira, 28 de junho de 2011

Histórico da Escola




A Escola Municipal de Educação Básica Embaixador Renato de Mendonça foi criada em 1993 na gestão do ex-prefeito Carlos Alberto Canuto, mas só foi inaugurada em 2003 na gestão do ex-prefeito Marçal Prado, a princípio só possuía quatro salas de aulas, após uma reforma que aconteceu na gestão do atual prefeito Oziel Barros. Hoje a escola dispõe de dez salas de aulas, uma quadra de esportes, um refeitório, quatro banheiros, um pátio para recreação dos alunos, uma secretaria e um laboratório de informática. O quadro de funcionários é composto por 55 colaboradores (professores, secretários, diretora, vigias, coordenadora, monitor de informática, merendeiras e serviçais), que estão disponíveis para atender 645 alunos durante os três turnos.

Segundo a diretora Maria de Lourdes Correia de Oliveira, graduada em pedagogia, e a coordenadora Simone Patrícia Ferreira de Almeida, a informatização da escola atende ao Projeto Político Pedagógico, a maioria dos professores foi capacitada para utilizar o laboratório de informática complementando o conteúdo programático oferecido para os alunos. Os alunos não têm aulas de informática – apenas utilizam o laboratório para observar imagens relacionadas aos assuntos abordados pelos professores.
Através do PROINFO, a escola conseguiu o laboratório de informática a fim de estabelecer a inclusão digital dos alunos, que ainda não está sendo colocada em prática. O programa que a escola emprega como instrumento de trabalho é o Linux Educacional. A escola possui quatro televisores, dois aparelhos de DVDs, cinco impressoras, um scanner, uma copiadora e dezoito computadores – os quais dezesseis se encontram no laboratório e dois na secretaria, além de um receptor de satélite e uma câmera digital. Nas atividades do laboratório apenas o monitor Marcos Antonio Freire Lima e a coordenadora Simone Patrícia têm acesso aos equipamentos, o trabalho pedagógico com as tecnologias é feito de forma planejada pelos gestores da escola, essas tecnologias dão apoio nas atividades pedagógicas.
Durante a visita à escola, foram realizadas entrevistas com alguns professores para identificar a metodologia utilizada nas atividades no laboratório de informática e o acesso que possuem a essas tecnologias.
 

Introdução - o computador na Escola Municipal de Educação Básica Embaixador Renato de Mendonça



A Escola Municipal de Educação Básica Embaixador Renato de Mendonça, que está localizada na Rua Edite França de Oliveira, no bairro Chã do Pilar, município de Pilar - Al. 
Essa escola educa crianças na faixa etária de 6 aos 10 anos, inseridas em turmas que variam do 2° ao 5° ano, ou seja, da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental I (básico); e adultos que são assistidos pelo programa EJA ( Educação de Jovens e Adultos); além de atender alunos do bairro, a escola atende alguns alunos da zona rural do município. A escola funciona no período matutino e vespertino com educação infantil, e no período noturno com EJA.